Thursday, June 30, 2011

Carpe Diem – Começando Hoje!



Texto: Robert D. Foster

No filme “Sociedade dos Poetas Mortos”, Robin Williams faz o papel de um professor de literatura muito criativo, mas um tanto excêntrico. O filme se passa na prestigiosa Escola Welton. No primeiro dia de aula Williams leva os alunos ao edifício da administração, os reúne ao redor de uma vitrine contendo quadros e fotos dos heróis da Escola em anos passados e pergunta-lhes: “O que vocês os ouvem sussurrar para vocês?”

Esses jovens, na maior parte alunos do primeiro ano, fixam os olhos na vitrine, mas não conseguem responder à pergunta. Quando se dá conta que os alunos estão confusos diante da indagação, Williams dá a resposta que estava esperando: “Eles estão dizendo a cada um de vocês: ‘CARPE DIEM’”.

E prossegue: “Aproveitem o dia! Os líderes do passado já se foram. A chance que tinham de fazer diferença também passou. Vocês devem aproveitar o dia. O tempo é hoje, as necessidades são imensas e as oportunidades sem precedentes”. Professor Williams encerra sua exortação com esta observação instigante: “O que ouço não é um sussurro, mas o clamor de uma trombeta: CARPE DIEM!”

Exceto por uma minoria, no ambiente de trabalho tal senso de propósito é visivelmente ausente. Carpe Diem, expressão latina que desafia a maximizar as oportunidades apresentadas no dia, atrai indivíduos únicos – verdadeiros promotores de mudanças – a novos campos de exploração e empreendimento. Pesquisando o mundo empresarial e profissional, acredito que este é o elo perdido na cadeia, necessário para assegurar um ambiente de negócios vigoroso, duradouro e produtivo.

Hoje eu gostaria de lançar um desafio: que você comece esta semana buscando novas fronteiras e oportunidades, embora reconhecendo que isso não ocorrerá sem lutas. Mas tenha ânimo! No oitavo século antes de Cristo, o Criador Deus de Israel disse ao Seu povo: “Carpe Diem. Eu os tirei para fora do Egito e o exército deles foi vencido; agora quero fazer algo ainda maior. Eu tenho em mente um ‘novo êxodo’”!

Assim, deixe-me sugerir, começando hoje: Ajuste seu passo ao de Deus! Veja-O trabalhar a seu favor. Como o ator Robin Williams disse no filme, porém, com infinitamente mais autoridade, Deus está dizendo: CARPE DIEM!

Sunday, June 05, 2011

Ingredientes para uma receita vencedora



Jim Lange*

Se existe uma verdade evidente na vida, especialmente no mundo empresarial e profissional é esta: “Coisas acontecem”. E sem qualquer razão aparente coisas que nós não conseguimos explicar:

. Uma venda importante que esperávamos concluir depois de despender esforço extraordinário, de repente não se realiza.

. Perdemos nosso principal cliente sem nenhum aviso prévio ou causa compreensível.


. Não recebemos a promoção que estávamos esperando ou a recebemos e ela não é aquilo que esperávamos.

. Um membro chave da equipe de repente pede demissão ou vai para a concorrência, depois de você termos investido tempo e dinheiro em seu treinamento.

Quando coisas assim acontecem, geralmente ficamos a imaginar: “O que eu fiz para merecer isso?”, ou mesmo, “Por que Deus fez isso comigo?” Ás vezes, não encontramos explicação satisfatória; outras, porém, recebemos resposta ao nosso “por que?” A história a seguir fornece ilustração maravilhosa:

Uma menina estava dizendo à mãe como tudo em sua vida parecia dar errado: ela não estava indo bem em matemática; o namorado terminara com ela; e sua melhor amiga estava de mudança. Tudo parecia estar desmoronando. Enquanto a filha desfiava sua história dolorosa, a mãe fazia um bolo. Fazendo uma pausa, interrompeu-a para perguntar se ela gostaria de um lanchinho.

A filha respondeu: “De jeito nenhum, mãe. Você sabe que eu amo seu bolo!”

“Tudo bem, beba então um pouco de óleo de cozinha”, respondeu a mãe, empurrando a garrafa de óleo em direção à sua filha. “Eca!”, disse a filha.

“Você gostaria de alguns ovos crus?”, perguntou a mãe, segurando-os diante da jovem. “Não, mãe. Isso deve ser horroroso!”

“Você gostaria de comer um pouco de farinha, então?” – indagou a mãe. “Ou quem sabe um pouco de fermento?”

“Mamãe, por que você está me perguntando estas coisas? Tudo isso deve ter um gosto horrível!”

A mãe respondeu: “Sim, todas essas coisas são ruins isoladamente. Porém, quando reunidas de forma correta, fazem um bolo maravilhosamente delicioso. E se você deixar de incluir um só ingrediente que seja, o resultado não será tão bom.”

“Deus trabalha de forma semelhante”, prosseguiu a mãe. “Muitas vezes perguntamos por que Ele nos deixa passar por tempos tão difíceis e ruins. Mas Deus sabe que quando Ele junta todas essas coisas, em Sua onisciência e perfeita ordem, elas sempre resultam em algo para o nosso bem! Nós temos apenas que confiar Nele. Ao final, todas as coisas se combinarão para fazer algo maravilhoso!”


* Jim Lange, presidente de capítulo da Truth@Work, organização voltada para pessoas no mercado de trabalho. Tradução de Mércia Padovani. Revisão e adaptação de J. Sergio Fortes.

Jornal BLEH!

Followers

Blog Archive