Wednesday, April 22, 2009

Fuja do efeito manada


Recebi o texto abaixo da assessoria de imprensa do Alexandre Xavier*; já publiquei ele no blog do jornal Alpha Autos e por ser tão bom resolvi publicar aqui também. Boa leitura!
==
Diante da crise econômica mundial, vemos, quase que diariamente, empresas anunciarem milhares de demissões. A avalanche que começou ano passado, parece ainda descer montanha abaixo, carregando inúmeros empregos de diversos setores, inclusive do automotivo. Para alguns dirigentes, a justificativa para tantas demissões só é uma: adequação ao novo cenário econômico. No entanto, o futuro, ao menos do setor automotivo aqui no Brasil, acena para uma retomada. Já se sente uma grande melhora nas vendas e na produção. E o que fazer quando o cenário voltar a melhorar se o quadro de funcionários foi reduzido? As empresas terão fôlego para produzir o que o mercado demanda?


Para alguns especialistas, as empresas que demitiram precipitadamente no início da crise vão se arrepender das decisões, porque já faltam carros no mercado. Para estes especialistas, quem dispensou sem pensar não vai conseguir retomar com agilidade e acabará ficando para trás, pois a economia atravessa ciclos e a tão falada crise uma hora vai passar. Neste ponto, as empresas que tomarem as decisões mais adequadas agora serão justamente as mais beneficiadas.


Então, olhemos a crise por outra ótica, não a do desespero, mas pelo ângulo agora da oportunidade. Você deve estar se perguntando: tem espaço para oportunidade nestes tempos? Sim. A crise gera uma situação peculiar: as diferenças entre as empresas diminuem porque o mercado se retrai e a produção enxuga. Neste cenário, todas as empresas estão lutando para sobreviver e isso não significa frear investimentos estratégicos. No entanto, a chance para sair bem da crise é investir de maneira inteligente e focada para, num cenário de retomada, ganhar mais espaço no mercado. Uma destas maneiras é investir em treinamento, em qualificação profissional.


Investir no capital humano é imprescindível para a continuidade e o sucesso das empresas. No começo do ano, a Circuit City, segunda maior cadeia dos EUA de lojas de produtos eletrônicos, chegou a um acordo com as autoridades americanas para liquidar suas operações e fechar as portas. A rede de lojas estava lutando contra o gasto menor dos consumidores e o aperto do crédito. Uma das “saídas” foi reduzir 17% de seus trabalhadores nos Estados Unidos. No entanto, a empresa optou por demitir os funcionários mais antigos. A decisão foi equivocada porque a empresa perdeu em conhecimento e qualificação e, além disso, teve que depender apenas dos que ficaram, inevitavelmente menos experientes, e sem possibilidade de investimento em treinamentos. Foi uma decisão que certamente contribuiu para que a empresa fechasse as portas.


Do que é feita uma empresa, se não de pessoas? Nenhuma companhia pode existir investindo somente em equipamentos e infra-estrutura, mesmo em época de crise. O treinamento deve ser visto como um investimento e não custo, portanto, não deve ser uma opção de corte neste momento.


Os cursos devem ser parte da rotina de uma empresa assim como pagar a conta de luz. Se são feitos somente na hora em que a empresa precisa, ela perde espaço para quem está preparado e isso pode significar ser tarde demais no mundo dos negócios. Isso porque a tecnologia avança hoje em dia em velocidade acelerada e as pessoas devem se preparar continuamente para manter sua relevância e produtividade.


Em 2008, quando o mercado estava muito aquecido, houve grande procura por treinamentos bem específicos e de curta duração. E num ano em que se tem menos dinheiro disponível, como 2009, esta tendência tende a se acentuar. No Instituto da Qualidade Automotiva, o número de participantes nos cursos focados, de curta duração, cresceu cerca de 20% em 2008, em comparação com 2007. E tudo indica que esse crescimento vai continuar.


No entanto, a idéia não é que as empresas saiam por aí investindo em treinamentos sem um planejamento prévio. Elas devem elaborar uma estratégia, enxergar lacunas dentro dos seus processos, ver quais são suas necessidades e potenciais de negócios. Além disso, “casar” corretamente o perfil do profissional com o curso a ser realizado. Já quem tem seu capital humano treinado e capacitado, pense se a demissão é, de fato, a melhor saída. Não olhe somente o presente, mas sim o passado, no que você investiu, e o futuro, no que o conhecimento destas pessoas pode fazer pela sua empresa.


Ao enxergar oportunidades como essas, empresas inteligentes agem estrategicamente e por isto ganham mais espaço no mercado. Se hoje a maioria passa por um processo de retração, quem se destaca não é quem faz igual. A isso damos o nome de “reflexo de manada”, ou seja, se faz igual, vai para o mesmo lugar. A vez é de quem faz diferente.


*Alexandre Xavier é Gerente de Negócios e Marketing do IQA - Instituto da Qualidade Automotiva (Alexandre.xavier@iqa.org.br)

Friday, April 17, 2009

Hélio Castroneves absolvido


Piloto brasileiro pode correr já neste final de semana


Recebi hoje a informação do jornalista Edmur Hashitani, editor do (excelente) blog http://bandeirada.wordpress.com/ que o piloto havia sido inocentado das acusações de evasão de divisas e sonegação fiscal.


Sua irmã, que também é a sua empresária e seu advogado também foram inocentados - ela dos mesmos crimes, que no total eram seis e ele apenas três.


Considerando o histórico dos julgamentos lá nos Estados Unidos, podemos acreditar que tudo não passou de um "mal entendido".


Acessem o blog do jornalista Edmur e saiba mais sobre este e outros fatos do mundo do automobilismo.


Um abraço,

Thursday, April 16, 2009

Daniel Dantas é vítima! É o que ele diz

Em depoimento a CPI, banqueiro alega ser vítima de grapos ilegais
Não era de se esperar o "mea culpa" do banqueiro na CPI das Escutas Telefônicas Clandestinas da Câmara dos Deputados , é claro. É pedir demais. Mas, será ele mesmo apenas uma vítma de escutas ilegais
Acredito que não. O seu histórico (de suas empresas) deixa dúvidas, para não dizer certezas.
Ele disse na CPI:
"Eu tenho informações de que sim [fui espionado]. Não posso precisar de quem ou o quê. Mas tenho informações de que sim. E tenho informações de que na Satiagraha os grampos que foram feitos foram ilegais".
É incrível como estas pessoas tem informações privilegiadas. Quem conta e por qual motivo. E por quanto. E com qual objetivo.
Antes que fiquemos com "dó" deles, eu já fui!
Um abraço,

Tuesday, April 14, 2009

É proibido fumar! Muito bom!


Lei Estadual torna obrigatório não fumar em lugares públicos


Uma boa decisão do governador José Serra em prol da saúde: a proibição de fumar em locais públicos como restaurantes, por exemplo.


O ideal era que a decisão de não fumar em local público partisse de cada um, sem a necessidade de uma lei, de advertências e multas etc.


O importante é que foi tomada uma importante decisão. Bom para a população de São Paulo, que de alguma forma terá mais qualidade de vida.


Bom também para o governador José Serra, pois isto conta pontos para 2010.


Um abraço,

Monday, April 13, 2009

Economia dá sinais positivos


Arrecadação no primeiro trimestre é igual ao do primeiro trimestre de 2008


Números divulgados mostram que a arrecadação de impostos no primeiro trimestre de 2009 se iguala ao mesmo período de 2008.


Considerando que em 2008 não tínhamos crise, esta informação é muito positiva.


Já tivemos a divulgação da ANFAVEA que a venda de veículos neste mês de março foi a MELHOR da história.


Acredito que caminhando assim, mais as decisões que os governos europeus e estadunidense estão adotando, em 2010 teremos tudo estabilizado novamente.


Vamos esperar e continuar trabalhando.


Um abraço.

Friday, April 10, 2009

Lá em Brasília...e em todo Brasil


Absurdos acontecem e eles querem fazer entender que é normal



Nas últimas duas semanas absurdos vindos de Brasilia tomaram conta dos noticiários.



É o telefone celular emprestado para a filha do senador que viajou ao México e gastou mais de R$14000,00 (isto mesmo, mais de R$14000,00).



É o senador que pagou passagens aéreas usando verba e por ai vai.



O pior é que eles aparecem e dizem ser tudo normal.



Até quando isto vai acontecer? Quando vão parar?



É um total descontrole e irresponsabilidade como se tudo fosse normal.



BASTA!!!




Jornal BLEH!

Followers

Blog Archive